O nosso Salvador na última ceia instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e Sangue
para perpetuar o sacrifício da cruz, e para confiar à sua igreja, sua esposa muito amada o memorial de sua morte e ressureição.
A Missa consta, de duas partes: a Liturgia da palavra e a liturgia eucarística, tão intimamente unidas entre si, que constituem um só ato de culto. De fato, a missa se prepara tanto na mesa da palavra como na mesa do corpo de cristo, para ensinar e alimentar os fiéis.
A Missa consta, de duas partes: a Liturgia da palavra e a liturgia eucarística, tão intimamente unidas entre si, que constituem um só ato de culto. De fato, a missa se prepara tanto na mesa da palavra como na mesa do corpo de cristo, para ensinar e alimentar os fiéis.
Procissão de Entrada
Damos início a ceia do senhor reunidos sob o presidente da celebração que representa a pessoa de Cristo. A procissão de entrada tem como o centro a cruz, que anuncia a cristo para toda assembleia reunida em torno do altar. Ao chegar ao Altar(Centro de todo sacrifício eucarístico e imagem de Cristo) o sacerdote beija o Altar, o beijo na missa significa a união e a caridade, o sacerdote quando beija o altar, beija o proprio Cristo.
Saudação
Em seguida temos o "Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo" neste momento vivemos a epifânia(Revelação, manifestação do Espírito Santo). Esta saudação e a introdução dos fiéis na Missa.
Em seguida temos o "Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo" neste momento vivemos a epifânia(Revelação, manifestação do Espírito Santo). Esta saudação e a introdução dos fiéis na Missa.
Ato Penitencial e Glória
Trata-se de um canto ou uma recitação, "Senhor, tende piedade", que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia.
Trata-se de um canto ou uma recitação, "Senhor, tende piedade", que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia.
O Glória e o hino no qual a igreja congrega no Espírito Santo, a Glória
e a suplica a Deus Pai e ao Cordeiro, é cantado ou recitado pelo grupo de
cantores e pelo povo aos domingos e festa, exceto nos tempos de Advento e
Quaresma.
Oração do dia ou Oração da coleta
A seguir o Sacerdote convida a todos a um momento de silêncio por alguns instantes, e reza a oração da coleta, Oremos..., na presença de Deus o sacerdote recolhe todos os pedidos e intenções da assembleia.
A seguir o Sacerdote convida a todos a um momento de silêncio por alguns instantes, e reza a oração da coleta, Oremos..., na presença de Deus o sacerdote recolhe todos os pedidos e intenções da assembleia.
Liturgia da Palavra
A principal parte da litugia da palavra á constituida pelas leituras, a primeira leitura é tirada do antigo testamento, e segue-se com o salmo responsarial ou gradual, tirado do livro dos salmos e em seguida a segunda leitura tirada do novo testamento. Após a segunda leitura vem o Aleluia ou outro canto de acordo com o tempo liturgico, ao termino deste canto, Cristo vem nos falar através de seu Evangelho, tirado nos livros de Mateus, Marcos e Lucas respectivamente nos três anos liturgicos "A, B e C" do Lecionário(Livro das Leituras) e João em dias festivos.
A principal parte da litugia da palavra á constituida pelas leituras, a primeira leitura é tirada do antigo testamento, e segue-se com o salmo responsarial ou gradual, tirado do livro dos salmos e em seguida a segunda leitura tirada do novo testamento. Após a segunda leitura vem o Aleluia ou outro canto de acordo com o tempo liturgico, ao termino deste canto, Cristo vem nos falar através de seu Evangelho, tirado nos livros de Mateus, Marcos e Lucas respectivamente nos três anos liturgicos "A, B e C" do Lecionário(Livro das Leituras) e João em dias festivos.
Homília e Profissão de fé
A homilia é uma parte indispensável para nutrir a vida cristã, covém que seja uma explicação de algum aspecto das sagradas escrituras ou de outro texto ordinário.
A homilia é uma parte indispensável para nutrir a vida cristã, covém que seja uma explicação de algum aspecto das sagradas escrituras ou de outro texto ordinário.
A profissão de fé tem por objetivo levar o povo a dar uma resposta à
palavra de Deus e regra a fé antes de iniciar a Celebração da Eucaristia.
Oração Universal ou Oração dos Fiéis
Nesta oração o povo suplica por todos os homens, normalmente serão estas séries de intenções:
Pelas Necessidades da Igreja,
Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo,
Pelos que sofrem qualquer dificuldade,
Pela comunidade local.
No entanto, em algumas Celebrações especiais, as intenções podem referir-se aquelas circunstâncias.
Liturgia Eucarística
Nesta oração o povo suplica por todos os homens, normalmente serão estas séries de intenções:
Pelas Necessidades da Igreja,
Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo,
Pelos que sofrem qualquer dificuldade,
Pela comunidade local.
No entanto, em algumas Celebrações especiais, as intenções podem referir-se aquelas circunstâncias.
Liturgia Eucarística
Preparação das oferendas
A praparação do banquete do senhor vem com a apresentação das oferendas, levam-se ao altar o pão e o vinho com a água, isto é, aqueles elementos que Cristo tomou em suas mãos, neste momento o sacerdote, prepara a mesa da santa ceia e logo depois lava as mãos purificando todo o seu interior.
A praparação do banquete do senhor vem com a apresentação das oferendas, levam-se ao altar o pão e o vinho com a água, isto é, aqueles elementos que Cristo tomou em suas mãos, neste momento o sacerdote, prepara a mesa da santa ceia e logo depois lava as mãos purificando todo o seu interior.
Oração Eucarística
Na Última Ceia, Cristo instituiu o Sacrifício pascal, que tornaram presente na igreja o sacrifício da cruz. A oração eucarística e o centro e ápice de toda a celebração, no início o sacerdote convida o povo a elevar os corações ao senhor na oração e ação de graças, a aclamação pela qual toda assembléia, unindo-se aos espíritos celestes, canta ou recita e o Sanctus. Na oração seguinte a epíclese(descida do Espírito Santo), na qual a igreja implora por meio da invocação o poder divino, para que os dons oferecidos pelos homens sejam consagrados em Corpo e Sangue de Cristo. Logo rendem-se graças a Deus por toda sua obra salvífica e se vive a Anamnese(memória) principalmente a sua bem-aventurada paixão, a gloriosa ressurreição e a ascenção aos céus. E as oferendas tornam-se Corpo e Sangue de Cristo, neste momento toda a Igreja Militante, Padecente e Triunfante curvam-se diante do altar pois ali está o próprio Cristo.
Na Última Ceia, Cristo instituiu o Sacrifício pascal, que tornaram presente na igreja o sacrifício da cruz. A oração eucarística e o centro e ápice de toda a celebração, no início o sacerdote convida o povo a elevar os corações ao senhor na oração e ação de graças, a aclamação pela qual toda assembléia, unindo-se aos espíritos celestes, canta ou recita e o Sanctus. Na oração seguinte a epíclese(descida do Espírito Santo), na qual a igreja implora por meio da invocação o poder divino, para que os dons oferecidos pelos homens sejam consagrados em Corpo e Sangue de Cristo. Logo rendem-se graças a Deus por toda sua obra salvífica e se vive a Anamnese(memória) principalmente a sua bem-aventurada paixão, a gloriosa ressurreição e a ascenção aos céus. E as oferendas tornam-se Corpo e Sangue de Cristo, neste momento toda a Igreja Militante, Padecente e Triunfante curvam-se diante do altar pois ali está o próprio Cristo.
A fração do Pão e Cordeiro de Deus
A fração do pão é feita com a invocação do Cordeiro de Deus, o qual termina sempre com as palavras "dai-nos a paz", A fração manifesta a unidade dos fiéis que recebe a comunhão como os apóstolos, o receberam das mãos de Cristo. Pela comunhão do único pão da vida, formamos um único corpo. Em seguida o sacerdote mostra aos fiéis o pão eucarístico unindo-se aos fiéis, fazendo um ato de humildade, usando as palavras do Evangelho.
Benção Final
Antes da Benção final o sacerdote reza mais uma vez a oração da coleta, que implora pelos frutos do mistério celebrado, e o povo, responde pela aclamação "Amém".
A benção é um despedida, a fim de que todos voltem às suas atividades louvando e bendizendo ao Senhor.
Postagem de:
Caio Queiroz - Ministério de Litúrgia
Vocacionado da Comunidade Católica Shalom
Antes da Benção final o sacerdote reza mais uma vez a oração da coleta, que implora pelos frutos do mistério celebrado, e o povo, responde pela aclamação "Amém".
A benção é um despedida, a fim de que todos voltem às suas atividades louvando e bendizendo ao Senhor.
Postagem de:
Caio Queiroz - Ministério de Litúrgia
Vocacionado da Comunidade Católica Shalom
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